segunda-feira, setembro 17, 2012

Leituras: O Perfume






O Perfume

História de um Assassino
de Patrick Suskind




O que achei deste livro:
O Perfume relata-nos a história de um homem, Jean-Baptise Grenouille, um anti-herói , que é um ser diferente dos outros pelo facto de não ter odor corporal. Porém possui um olfacto extraordinário: consegue cheirar a mais ínfima fragrância, quer esteja perto ou longe, inclusivé reconhece as pessoas pelos cheiros, caminha às escuras, guiando-se pelo cheiro. Consegue cheirar e memorizar todos os cheiros, sejam perfumes ou cheiros repugnantes, horríveis. Grenouille é rejeitado por tudo e por todos, desde que nasceu, rejeição essa que o fez criar uma espécie de carapaça de maneira a que nada nem ninguém o atinja verdadeiramente, nem a dor física nem a psicológica. Com o seu talento olfactivo,passa a viver em função deste sentido e torna-se perfumista em Paris e mais tarde, obcecado por criar a fragância perfeita, torna-se um assassino.

Gostei bastante deste livro e parte do que me deliciou neste livro, foi a capacidade do autor de relatar tantos pormenores sobre os vários odores que existem, em algumas partes do livro parecia que eu própria conseguia cheirar aquilo que ele estava a descrever.

Gostei bastante das descrições, da personalidade de Grenouille, dos extremos a que ele foi para conseguir o que queria, a apoteose da sua obra e o seu final inesperado. Aliás, os momentos finais do livro são geniais. O fim que o autor decidiu dar à sua personagem é magistral e, apesar de nunca me ter ocorrido aquele final, depois de o ler, penso que não odia ser outro - a história de Grenouille atrai-nos mas, ao mesmo tempo, repugna-nos.

Acho que Grenouille não me vai sair da cabeça durante algum tempo.


2 comentários:

Anna disse...

Admito que foi o único (!) livro que não acabei na minha vida. Não me cativou. Vi o filme.

Unknown disse...

vi-o varias vezes..mas por causa do filme nunca me interessei...se calhar fiz mal!!

tenho um desafio novo, não gostavas de aderir?

http://comichaocerebral.blogspot.pt/2013/01/desafiovinde-ca-buscar-depressa.html