sábado, setembro 15, 2012

Ler livros ao preço de um selo de correio...

Um dos meus hobbies, como já certamente já constatou quem passa por este blog, é a leitura. Não só porque sempre adorei ler mas também para aproveitar o tempo que levo de casa ao trabalho (e vice-versa) que ainda é considerável.

Tal como toda a gente, encontro-me cada vez mais à procura de formas de poupar, ou melhor, de cortar em algumas despesas e, claro, a compra de livros também tem de sofrer ajustamentos. Ultimamente andava a comprar 2 livros por mês e via-me obrigada a esticá-los o mais possível para chegarem para todo o mês... o que me custa um bocado pois a minha forma de leitura é um pouco rápida e custa-me mesmo obrigar-me a ler devagar... é um martírio.

Ora, com as contas a subir e o ordenado a diminuir há mesmo que pensar em alternativas. E eis que surge um site que me maravilhou pelas possibilidades que tem.

O winkingbooks é um projecto português e que merece todo o nosso mérito e atenção. É, nada mais, nada menos, do que um portal onde podemos trocar livros que já não queremos mais, utilizando um sistema de pontos.
Os livros que não nos interessa guardar mas que estão em boas condições, que estão a ocupar espaço nas prateleiras lá de casa, podem interessar a outras pessoas. E através deste site podemos pô-los a circular e através deles podemos pedir outros livros que nos interessem ler. Tudo a custo de alguns centimos.

E como?
Muito simples. Primeiro convém saber que os livros que disponibilizamos já não voltam para nós. Não se trata de um empréstimo livro por livro em que o nosso volta às nossas mãos. Este site/portal funciona de outra forma.

Primeiro vamos às nossas prateleiras escolher os livros que estão em boas condições mas que não nos interessa guardar (seja por termos outros em duplicado, seja porque não gostamos da história, seja porque não os vamos voltar a ler ou não nos diz nada). Registamo-nos no site e começamos a disponibilizar os livros no site colocando os dados do mesmo. Os "nossos" livros entram assim no na base de dados da "comunidade" e qualquer pessoa que se interesse por algum deles os pode pedir. Se alguém estiver interessado no "nosso" livro, basta clicar num icon e recebemos um email do site a dar-nos os dados dessa pessoa. Cabe-nos aceitar esse pedido e ir a um posto dos correios enviar o respectivo livro.

Não se assustem com os portes de correio. Isto porque existe uma taxa especial, chamada "taxa editorial" para envio de livros, que fica muito barata, depende do peso do livro mas livros pesados com muitas páginas ficaram-me em um euro e pouco, normalmente pago à volta de setenta e tal centimentos, algo por aí.

Com os livros que registamos no site e com os que enviamos é-nos atribuído pontos com os quais podemos pedir qualquer livro que os outros membros do site coloquem lá disponiveis. Se gostarmos do livro pedido ficamos com ele, se não gostarmos é voltar a disponibilizar o mesmo.

E com isto tudo apenas se pagam centimos pois podemos poupar também nos envelopes de envio reutilizando os que recebermos. E alguns livros veem mesmo novos , até com a indicação de nunca terem sido lidos, uns são livros mais recentes ( que se podem encontrar no top dos livros mais lidos atualmente), outros mais antigos.

Pode encontrar-se lá de tudo: desde manuais escolares, dicionários, livros de receitas culinárias, de artes, de fotografia, infantis, bibliografias, livros em línguas estrangeiras... de tudo um pouco.

Experimentem o site, quem gosta de ler vai certamente gostar das vantagens deste portal.

 

1 comentário:

Unknown disse...

Obrigada pelo teu comentário. Não conhecia o teu blog. Também gosto muito de ler. Vou gostar de passar por cá.
beijinhos