sexta-feira, janeiro 06, 2006

Infantários e horas de visita...

Nas últimas semanas temos andado a visitar alguns Infantários para escolher aquele aonde o Gonçalito deverá entrar no final do Verão próximo. Temos deparado com situações diversas, desde o facto de estarmos a visitar na altura certa, a algo já meio atrasados ou até bem adiantados. Em alguns Colégios as inscrições fecham-se algures entre Dezembro e Janeiro e as listagens da entrada do miúdos sai no final de Janeiro, início de Fevereiro... Para outros as inscrições só abrem lá para Maio, Junho e as listas só saem no final de Agosto... Para cada Colégio a "sua sentença". Descobrimos que os preços não diferem muito mas as condições sim. E há que ver mesmo tudo e perguntar tudo o que se tenha em mente.
Em quase todos os Colégios a hora preferida dos mesmos para as visitas dos pais é... no meio da manhã... Mas na maioria dos que visitámos temos conseguido combinar para o final da tarde... Até ontem, no Colégio que fomos visitar... ou melhor... teríamos ido. Depois de combinada a hora com uma das directoras do dito Colégio, chegámos lá e... nada de directora. Esperava-nos uma funcionária, de papel na mão (a tabela dos preços) dizendo que a directora tinha saído uns minutos antes da hora marcada. E mesmo com a nossa insistência não nos deixaram passar da porta. E claro que a senhora insistiu para que marcássemos uma hora na parte da manhã... Claro que o dito Colégio ficou logo riscado da nossa lista de possíveis Infantários... Como diria o outro... "Infantários há muitos por aí". Entendo que quem trabalha num Colégio tem o seu horário como qualquer outra pessoa... mas não percebo porque carga de água terão os pais que faltar ao trabalho... e pensando em que não se visita 1 ou 2 colégios... mas sim bastantes mais... terão os pais que tirar férias para visitar colégios ? Ou faltar meio mês na parte da manhã ? Porque não poderao ter uma pessoa responsável no colégio que recebesse os pais no final de um dia de trabalho ? E não digo uma hora tardia mas sim por volta das 18:00h... Será assim uma hora tão tardia ? Sinceramente não compreendo estas mentalidades que pensam que se pode tirar assim uma manhã... duas manhãs... ou meia dúzia... ou até mais... Mas pronto, já sabemos que o nosso país não incentiva em praticamente nada ao nascimento de crianças, nem á sua educação, nem a nada relativamente a crianças. falar de que o país está a envelhecer fala-se mas o resto...

3 comentários:

AnaGarrett disse...

Eu, como a mamã tem atelier num anexo e sendo assim, trabalha em casa, estou com ela e/ou com os avós, mas em princípio vou para um infantário aos 3 anos (todos dizem que é bom). Se a mamã tiver coragem de se separar de mim umas horitas, claro. (o que eu dúvido).
Beijinhos do Bebé Sebastião

Fernanda disse...

Benvinda às voltas e mais voltas da escolha do infantário para o petiz!!!
O único conselho que te posso dar é que sigas o teu instinto... isso é o mais importante!
Beijoca
~º(",)º~
Fernanda

S disse...

olá, desculpa a intromissão...
Aconselho-te a riscares de imediato os colégios que não te deixam visitá-lo durante o horário lectivo - é importantíssimo veres as instalações e funcionárias COM as crianças, olhares os seus rostos, veres se estão a ser bem tratados e contentes por lá estar. Veres TODAS as salas e não apenas aquela onde entrará o Gonçalito. Vê os pais a chegar para os trazer ou buscar, e observa se estão demasiado ansiosos ou nervosos, ou se pelo contrário vão confiantes e felizes.
De preferência, ter espaço exterior onde as crianças possam brincar, seja verão ou inverno, um bom local para dormir, e não a mesma sala onde brincam o dia todo.
Eu sei, é difícil... também passei por muito até encontrar o colégio que escolhi para os meus.
Posso dizer outra coisa? Sim, se necessário for tira férias, mas NAO vás fazer essas visitas em final de dia, sem meninos por lá.
Desculpa o abuso...
S.